EMPRESÔMETRO das MPEs

O portal Empresômetro das Micros e Pequenas Empresas, ferramenta do IBPT com estatísticas das MPEs e do Simples Nacional contabiliza a abertura e fechamento das pequenas empresas, mostra o regime tributário e também a localização de todos os empreendimentos ativos.

Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), especialmente para a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e o Fórum das Micros e Pequenas Empresas, o Empresômetro das MPEs é uma importante ferramenta para a elaboração de políticas públicas e estratégias de mercado, além de possibilitar total transparência no fornecimento das informações públicas a quem elas pertencem por direito: a população.

Com mais de treze milhões de empreendimentos cadastrados, o sistema também serve como termômetro da economia brasileira, já que abrange 90% dos negócios ativos de todo o território nacional. Estudos do IBPT apontam que a falta de planejamento é a causa do fechamento de mais de 70% das micros e pequenas empresas. Com o Empresômetro das MPEs a população, os governos, agências de fomento, os empreendedores e a imprensa terão em mãos informações decisivas.

Elas servirão para a implantação, desenvolvimento e maturação dos negócios com muito mais chances de sucesso. O sistema permite um monitoramento constante, em tempo real, dos dados referentes a diversos setores da economia: indústria, comércio e serviços, além de incluir todos os seus subsetores. Isso vai permitir que a sociedade se mantenha bem informada, com a facilidade de acesso aos dados, e que possa questionar políticas de desenvolvimento econômico sempre que lhe aprouver.

Mas ainda há muitas outras funcionalidades que estão sendo desenvolvidas pela CNC/IBPT e que em breve serão disponibilizadas a administradores, empresários ou quem quer que seja. Informações importantes sobre as empresas, como faturamento, recolhimento de impostos, empregos gerados e até custos com a burocracia ficarão a apenas um clique do cidadão, seja estudante, empresário ou que desempenhe quaisquer atividades.

Consulte o Empresômetro das MPEs. Norteie suas estratégias. Atualize-se!